Solventes | Hoenka - Desde 1989

Solventes

Os solventes são amplamente usados ​​na indústria em certos estágios de fabricação do produto. São utilizados para aplicação de tintas, vernizes, adesivos, extração de óleos e até limpeza e desengraxe de peças de máquinas, entre outras atividades.

 

Solventes são líquidos que possuem a propriedade de dissolver substâncias sem alterar suas propriedades ou estrutura molecular. A água é o solvente mais comum e anda de mãos dadas com o álcool e a naftalina, cada um com suas vantagens e desvantagens. Por exemplo: A água é muito adequada para dissolver o sal, mas não dissolve bem a graxa, o óleo ou a gordura. Nestes casos, temos que recorrer a outros tipos de solventes: solventes orgânicos.

 

Os solventes orgânicos recebem esse nome porque são derivados do petróleo e são basicamente compostos por longas cadeias de carbono. Eles têm índices semelhantes nos seguintes aspectos:

 

      Volatilidade – facilidade de passar do estado líquido ao estado gasoso;

      Solubilidade – capacidade de se dissolver em outra substância;

      Diluentes – aumenta a temperatura e diminui a viscosidade de substâncias;

      Dispersantes – reduz a tensão superficial entre o óleo e a água, ou seja, auxilia a dispersão do óleo em gotículas no meio aquoso;

      Solubilizantes – torna a solução homogênea.

 É importante lembrar que os solventes orgânicos apresentam dois riscos principais: queima e evaporação. Portanto, é importante prestar atenção ao número de tratamentos, aos locais dos tratamentos e aos recipientes em que são armazenados. A combustão é um problema porque os solventes orgânicos queimam a baixas temperaturas. Portanto, se ele precisa ser aquecido, todas as regras de segurança e processamento passo a passo devem ser seguidas para evitar riscos. Outro problema necessário no manuseio de solventes orgânicos é a evaporação, pois são muito voláteis mesmo em temperatura ambiente.


comentários (0)


deixe um comentário